Notícias

Comunicado sobre a implementação da liquidez partilhada do Póquer Online Comunicado sobre a implementação da liquidez partilhada do Póquer Online
2019-01-21

COMUNICADO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO RELATIVO À LIQUIDEZ PARTILHADA DO PÓQUER ONLINE

No dia 6 de julho de 2017, as entidades reguladoras de França, Itália, Portugal e Espanha assinaram um acordo relativo à liquidez partilhada do póquer online, com o objetivo de reunir um volume de liquidez atrativo neste segmento do jogo online e, simultaneamente, manter padrões elevados de proteção e de cumprimento das regras dos respetivos países.

Um ano após a materialização do primeiro jogo de póquer no qual foram aceites jogadores de mais de uma das jurisdições referidas, as entidades reguladoras francesa, portuguesa e espanhola manifestam a sua satisfação relativamente à evolução deste novo regime de liquidez partilhada.

Em termos de aceitação por parte dos jogadores, desde a implementação do acordo, a participação em mesas de liquidez partilhada em detrimento das nacionais tem sido a escolha mais proeminente entre os jogadores de póquer de França, Portugal e Espanha.

Consequentemente, o mercado do póquer online de França, Portugal e Espanha tem melhorado a sua performance desde a implementação do acordo, gerando valores positivos em cada um desses mesmos mercados. Representantes das entidades reguladoras dos referidos países irão divulgar esses números na sessão dedicada à liquidez partilhada, que se realizará na ICE no dia 4 de fevereiro, em Londres.

Além dos valores, é importante salientar que, até ao momento, não se verificaram incidentes dignos de registo no âmbito da implementação de um ambiente de liquidez partilhada em nenhuma das jurisdições envolvidas. Este facto indicia que é possível implementar a liquidez partilhada entre as jurisdições com um nível de proteção equivalente, com a vantagem de melhorar a experiência do jogador sem comprometer a sua integridade.

Por último, a fim de proporcionar a base para um futuro desenvolvimento, as entidades reguladoras de França, Portugal e Espanha manifestam a sua disponibilidade para cooperar com as demais entidades reguladores do jogo da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu que venham a demonstrar interesse em subscrever o acordo.

PUBLIC STATEMENT ON THE IMPLEMENTATION OF THE AGREEMENT CONCERNING ONLINE POKER LIQUIDITY SHARING

On 6th July 2017, the online poker regulatory authorities of France, Italy, Portugal and Spain signed the Agreement concerning online poker liquidity sharing, with the purpose of gathering an attractive volume of liquidity in this segment of online gambling and maintaining, at the same time, high standards of protection and public enforcement in their countries.

One year after the materialisation of the first poker ring accepting players from more than one of the said jurisdictions, the French, Portuguese and Spanish regulatory authorities convey their general satisfaction on the evolution of this new online shared ecosystem.

In terms of player’s acceptance, since the implementation of the Agreement, participating in shared liquidity tables or tournaments rather than national ones has been the most prominent option among poker players from France, Portugal and Spain.

As a result, the online poker market of France, Portugal and Spain has improved its performance since the implementation of the Agreement, yielding positive figures in each of them. Representatives from the three regulators will be communicating on those figures on the occasion of a session dedicated to liquidity sharing at ICE in London on February 4th 2019 at 4:00 pm.

Beyond the figures, it is important to state that, until now, there has not been remarkable incidents in implementing a shared liquidity environment in any of the jurisdictions involved. This suggests that it is possible to implement a shared liquidity ecosystem among jurisdictions with an equivalent level of protection, with the result of enhancing consumer experience without compromising their integrity.

Finally, to provide the basis for further development, the regulatory authorities of France, Portugal and Spain express their willingness to cooperate with their European Union or European Economic Area counterparts that may have an interest in signing the Agreement in the future.