-
Perturbação de jogo
-
Fases de risco
-
Sinais e consequências
-
Ajuda
Perturbação de jogo
O jogo é uma atividade lúdica que se pratica por diversão.
Se não for praticado com moderação, o jogo pode afetar relações sociais, familiares, o desempenho na escola e/ou no trabalho, a saúde mental e/ou física dos jogadores assim como a sua estabilidade financeira.
É fundamental que conheça os riscos associados ao jogo assim como os sinais que podem indiciar um comportamento aditivo.

O que é a Perturbação de Jogo?
Hoje, a perturbação de jogo é validada no plano científico como uma patologia aditiva sem substância.1
A adição leva o indivíduo a repetir de forma compulsiva o mesmo comportamento. Para travar o ciclo é fundamental que o indivíduo procure ajuda e obtenha o apoio e tratamento adequado.
Fases de risco
Um jogador não desenvolve uma adição ao jogo de um dia para o outro. Verifica-se uma progressão que se inicia no jogador recreativo (aquele que joga como atividade recreativa ou social). Desta faixa de jogadores alguns podem tornar-se jogadores abusivos (jogadores que já desenvolveram alguns problemas com o jogo). Jogadores abusivos estão em risco de se tornar jogadores com perturbação de jogo ou patológicos (jogadores com problemas significativos associados ao jogo ou que se tornam dependentes do jogo).2

Ainda assim, é importante perceber, que a relação com a perturbação de jogo não é um processo linear, mas comporta avanços e recuos, intimamente associada ao equilíbrio entre fatores de risco e de proteção, havendo uma maior propensão para o desenvolvimento de práticas de jogo problemático em fases de crise pessoal ou social.
Alguns dos seguintes sinais, se verificados de forma persistente e recorrente, podem indiciar um problema de perturbação de jogo3:
- Necessidade de jogar com quantias de dinheiro crescentes
- Inquietação ou irritabilidade quando tenta reduzir ou parar de jogar
- Incapacidade de controlar, reduzir ou parar de jogar
- Preocupação frequente com o jogo
- Jogar como forma de escapar a sentimentos negativos
- Tentativa de recuperar o dinheiro perdido
- Mentir para dissimular a extensão de envolvimento com o jogo
- Prejudicar ou perder relacionamentos, emprego ou oportunidades de carreira ou académicas devido ao jogo
- Depender de terceiros para obter meios para jogar
Nota: Estes sinais são apenas indicativos e por si não servem de diagnóstico. Deverá, por isso, procurar ajuda especializada caso suspeite que tem um problema de perturbação de jogo.
Acha que pode ter um problema com o jogo? Faça a autoavaliação para problemas de jogo, um Autoteste disponibilizado pelo SRIJ que tem como objetivo encorajar a reflexão por parte dos jogadores sobre a sua prática de jogo.
Os jogadores com perturbação de jogo tendem a desenvolver problemas em diferentes áreas da vida e a viver experiências emocionais negativas com maior frequência e intensidade.4
A prática de jogo descontrolada pode ter consequências ao nível psicológico, social, familiar, económico, profissional e na saúde.
Precisa de ajuda?
Se suspeita que tem ou pode ter um problema de perturbação de jogo deve procurar profissionais especializados no assunto. Para mais informações visite a nossa página de Serviços de apoio ao jogador.
Saiba ainda que tem ao seu dispor mecanismos de autoexclusão e proibição da prática de jogo.

Notas e referências
1Com a 5ª revisão do DSM verificou-se uma renomeação oficial de Jogo Patológico (Pathological Gambling) para Perturbação de Jogo (Gambling Disorder).
2O Problema do Jogo, Pedro Hubert, 2016
4Jogo com mais saúde: para uma política de jogo responsável, SICAD, 2018
Em resumo
- Reconheça os riscos associados ao jogo
- Informe-se sobre os sinais que podem indicar uma perturbação de jogo
- Conheça as possíveis consequências
- Não hesite em procurar ajuda